RSS

O proposito do Culto Parte I

18 jun

 

 

Introdução

         Antes de começarmos a falar sobre o culto precisamos analisar alguns aspectos que é de extrema importância para nos dar entendimento acerca do culto, Para iniciarmos, por favor, faça um pergunta a si mesmo: Porque fazemos cultos a Deus?

 

Duas linhagens de cultos.

        No Brasil temos duas linhas que enxergam o culto de forma totalmente diferente. Vamos começar pelo grupo que acredita que o culto não tem hora pra acabar, enfatiza o mover, dons de línguas, profecia, unção, fogo, mistério de Deus, poder, etc. Esses são alguns elementos que existem nessa linhagem de culto segundo eles.

      Já a outra linhagem compreende o culto seguindo uma ordem cronológica bem elaborada onde se tem uma bela recepção, outro ponto que é levado a risca é o tempo de culto pois tem hora para começar e acabar,temos também uma oração inicial, uma cantina legal , uma mensagem com linguagem de um português invejável, músicos bem ensaiados, coral, anúncios,sem muitos exageros,quase não se ouve alguém bater palmas  pois tudo é bem quieto isso é o culto segundo eles.

        Vamos abordar e ver que todos esses modelos de culto apresentados perderam seu foco, pois a essência se perdeu, talvez estejam seguindo uma cartilha ou uma tradição, mas o fato é que se observarmos o plano original de Deus para a humanidade iremos ver que não existia cultos segundo esses moldes,

Veja em Genesis cap. 1:28 onde o principio da criação estava sendo feita, quando Deus fez o homem note que Ele Disse: Multiplicai, enchei e dominai a Terra. O ofício do homem é somente fazer esses 3 mandamentos: encher, multiplicar e dominar a Terra isso  é a vontade do Pai para nós.

               Toda essa responsabilidade que Deus colocou sobre nós não foi por acaso, pois tínhamos sua imagem e semelhança sem contaminação nenhuma por isso que poderíamos alcançar a plenitude da vontade de Deus. Mas entenda que a sua vontade se estende até os nossos dias. Deus não desistiu do plano original.

         Não podemos enxergar o inicio da criação como mero plano que deu errado, acredito que o segredo do relacionamento com Deus está contido dentro de Genesis cap 1 e 2 pois  o relacionamento  estava intacto. Adão tinha um lugar especifico preparado por Deus para se relacionar que era no jardim e uma hora determinada chamada de viração do dia.

Irmão você precisa descobrir  aonde é o seu jardim secreto (leia Mat 6:6) pois na viração do dia Ele estará lá para se relacionar contigo.

            Querido(a), Adão andava em intimidade com Deus se relacionando muito mais profundo que nós sem fazer os nossos cultos, você não pode fugir desse principio pois essa relação foi estabelecida no Jardim do Éden , isso revela se você quer adorar a Deus não use o culto como muleta para sua relação com Deus, O Pai quer relacionamento de verdade e não apenas cultos.

         Perceba que o plano original de Deus para nós não contemplava culto, pois Adão tinha contato direto na viração do dia com o Pai criando uma relação intima e pessoal.

         O culto surgiu não por um principio ou uma lei estabelecida por Deus mas por nossas próprias necessidades, quando a raça humana admitiu que o pecado entrasse nessa relação e fazendo com que o senhor da vida do homem fosse o seu próprio coração.

           Com o pecado infiltrado dentro desta relação houve a necessidade de gerar  sacrifícios  para remissão de pecados, clamor, sangue, altar e mais tarde esses sacrifícios foram introduzidos como rituais  chegando a torna-se  propriamente o Culto.

         Queremos aqui repartir um simples ensino para que possamos avaliar o que é o culto  segundo  a nova aliança e segundo a primeira aliança.

         A palavra Culto significa: Homenagem religiosa que se tributa a Deus ou aos entes sobrenaturais; liturgia; ofício divino,(Dicionário Aurélio)

         Nós como noiva  temos que entender que Jesus Cristo é o nosso maior exemplo  tanto a sua vida quanto a sua obra. Baseado nisto quero fazer algumas perguntas antes de iniciarmos o estudo:

Como eram realizados os cultos segundo a primeira aliança?

Como eram feitos os cultos por Jesus?

Como a igreja de Cristo faz os cultos nos dias atuais?

Pode parecer que as perguntas tenham a mesma resposta, mas o que veremos são respostas distintas no que se refere a culto a Deus.

Creio que são perguntas importantes  para os nossos dias.

Iremos  falar agora sobre o culto segundo a primeira aliança.

 

O Culto segundo a primeira aliança.

1 Cronicas 6:31-32

31 – São estes os que Davi constituiu para dirigir o canto na Casa do SENHOR, depois que a arca teve repouso.  32 – Ministravam diante do tabernáculo da tenda da congregação com cânticos, até que Salomão edificou a Casa do SENHOR em Jerusalém; e exercitavam o seu ministério segundo a ordem prescrita.

             A musica foi introduzida nos tempos do Rei Davi onde os levitas ministravam diante da arca do Senhor  e os Sacerdotes tocavam trombetas. Isso nos revela que dentro da Casa do Senhor  as pessoas tinham tarefas designadas e exercitavam seus ministérios segundo a ordem prescrita . Durante esse período a arca da aliança representava a gloria do Deus Todo poderoso então os levitas  entravam com temor  e ministravam com muita reverencia pois eles conheciam a quem estavam servindo.

Essa era a configuração do culto ao Senhor segundo a primeira aliança nos tempos do Rei Davi.

O sucessor do rei Davi o seu filho Salomão edificou a Casa do Senhor conforme dito pelo seu pai.

Leia.

2 Cronicas 2:1-4

“1 – Resolveu Salomão a edificar casa ao nome do SENHOR, como também casa para o seu reino.  2 – Designou Salomão setenta mil homens para levarem as cargas, oitenta mil, para talharem pedras nas montanhas e três mil e seiscentos, para dirigirem a obra.  3 – Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: Como procedeste para com Davi, meu pai, e lhe mandaste cedros, para edificar a casa em que morasse, assim também procede comigo.  4 – Eis que estou para edificar a casa ao nome do SENHOR, meu Deus, e lha consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e lhe apresentar o pão contínuo da proposição e os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados, nas Festas da Lua Nova e nas festividades do SENHOR, nosso Deus; o que é obrigação perpétua para Israel”.

Memorize as palavras de Salomão quando ele fala que iria fazer uma casa ao nome do Senhor e uma casa para seu reino, pois Iremos falar disso quando formos entrar na nova aliança.

 

 Repare os detalhes da construção do templo de Salomão.

O maior segredo do templo do rei Salomão é que pode ter sido construído na forma oculta de um corpo humano. Sua planta arquitetônica, conjuntamente com o arranjo de suas mobílias, revela do “um templo –homem. Isso já era uma revelação de como seria o templo na nova aliança.

  

 

Deus rejeita os cultos e festas.

            O livro de Amós foi escrito por volta do ano 755 -760 a.C, neste período os cultos tinham se tornado mecânicos e não alteravam em nada a conduta de vida do povo, pois gostavam apenas do ritual. O ritualismo vazio ilustrava bem a vida de Israel. Eles queriam que tivessem a manifestação de Deus como nos dias de Davi onde a Gloria de Deus enchia a tenda, mas não queriam mudar sua conduta de vida.

Agora iremos ver Deus expressando o seu sentimento através do profeta Amós acerca dos cultos de Israel.

 

Amos 5:21-23.

21 “Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer.  22 E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados.  23 Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras”.

A palavra estrépito significa:  barulho e a palavra aborreço significa ódio.

         Deus não levava em conta o sacrifício que gerou em preparar o culto, das horas gastas, do dinheiro, enfim nada disso justificava.  A congregação de Israel já não queria mais agradar a Deus e por causa disso faziam cultos para si mesmo repetindo apenas a mesma cerimônia, mas não tinha verdade em seus ritos.

 Isso afastou Deus a ponto Dele mesmo falar que não queria mais ouvir a musica que o seu povo entoava a Ele.

          Dentro da casa de Deus havia muita alegria, tinha musicas, festas, altar, ofertas, sacrifícios, mas Deus diz: Rejeito tudo isso! Essas coisas me aborrecem, chega! Terrível ouvir isso de Deus. Deixa-me te perguntar uma coisa: Se Deus rejeitasse o seu culto o que você faria? Reflita isso.

         Quando nós nos prontificamos a fazer algo para alguém não podemos  dizer:  Eu já sei como fazer, sem antes consultar aquele que receberá a homenagem, Era assim na vida de Israel, faziam por fazer mas não consultavam mais o seu Deus e com isso produziram sua independência .

       O arrependimento já não batia mais em seus corações pois eles tinham a certeza que Deus nunca iria rejeitar o seu culto, suas ofertas e sacrifícios  pois eles eram filhos de Abraão e tinham a promessa sobre suas cabeças.

          Atente que Deus nunca mostrou que para agradar a Ele necessitava de fazer cultos, não existia essa cobrança por parte de Deus, mas Deus requeria sempre um coração arrependido e quebrantado.

          Na primeira aliança era constituído um sacerdote que oferecia holocaustos e sacrifícios a Deus em nome do povo, neste tempo havia apenas um sacerdote. Iremos ver como ficou a questão do sacerdócio segundo a nova aliança.

         Antes de entramos  na nova aliança gostaria que você refletisse neste modelo de culto que acabamos de estudar e olhe para os nossos dias e repare se não existe alguma semelhança nos dias atuais.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18/06/2010 em Estudos

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: