RSS

O Propósito do Culto Parte ll

21 jun

    

O Culto segundo a Nova aliança.

Jesus explica sobre a nova aliança em:

Lucas 22:20

“ Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós”.

O Seu sangue derramado em nosso favor fez com que entrássemos na nova aliança.

         Agora sobre nossas vidas está a nova aliança. No livro de Hebreus explica a diferença entre a primeira aliança e a nova aliança. Leia

Hebreus 9:1-15

“Ora, a primeira aliança também tinha preceitos de serviço sagrado e o seu santuário terrestre.  2 Com efeito, foi preparado o tabernáculo, cuja parte anterior, onde estavam o candeeiro, e a mesa, e a exposição dos pães, se chama o Santo Lugar;  3 por trás do segundo véu, se encontrava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos,  4 ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança;  5 e sobre ela, os querubins de glória, que, com a sua sombra, cobriam o propiciatório. Dessas coisas, todavia, não falaremos, agora, pormenorizadamente.  6 Ora, depois de tudo isto assim preparado, continuamente entram no primeiro tabernáculo os sacerdotes, para realizar os serviços sagrados;  7 mas, no segundo, o sumo sacerdote, ele sozinho, uma vez por ano, não sem sangue, que oferece por si e pelos pecados de ignorância do povo,  8 querendo com isto dar a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do Santo Lugar não se manifestou, enquanto o primeiro tabernáculo continua erguido.  9 É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto,  10 os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma.  11 Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação,  12 não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.  13 Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne,  14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!  “15 Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados”.

              Podemos notar a existência de apenas um sacerdote na primeira aliança e que agora temos Jesus Cristo como Sumo sacerdote que é o mediador entre Deus e os homens

Todos são Sacerdotes.

             Permita me dizer que na nova aliança não existe mais um sacerdote, mas sim uma nação de sacerdotes diferentemente como as tradições da religião ensina, todos aqueles que nasceram da água e do espírito foram constituídos Reis e sacerdotes, Imagina comigo o Brasil como uma nação de sacerdotes, não existindo distinção entre os eleitos, pois aos olhos do Pai todos são sacerdotes com o propósito de proclamar as virtudes de Deus para o mundo. Jesus quebrou a elite judaica trazendo o sacerdócio a todos aqueles que entraram na nova aliança.

Esse é o sacerdócio de todos os santos, Você é um sacerdote! Deus te constituiu exerça seu sacerdócio já!

Oficio do sacerdote: Adoração e intercessão. Leia:

1 Pedro 2:9

“ Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”;

Deus habita em nós

 Na primeira aliança Deus habitava em uma arca, mas na nova aliança aonde Deus habita?

 Na luz da palavra em atos 17:24 revela que Ele não habita mais em templos feitos por nossas mãos. Nós podemos até fazer templos, mas não será lá que Ele habitará. 

Atos 17:24

   O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.

 

Somos moradas do Altíssimo.

       Agora que sabemos que Ele não habita em templos feitos por nós, o endereço da sua morada está em 1 Cor 3:16-17, 

1 Corintios  3:16-17   16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

      Essa revelação muda nossos conceitos sobre nós mesmos, se queremos cultuar a Deus de verdade precisamos limpar o nosso coração que é o altar, agora que sabemos dessa verdade precisamos realizar os cultos dentro desses conceitos, tudo começa em nós, o segredo está em sermos santuário móvel.

     Agora você não pode sair fazendo tudo o que quiser, pergunte ao morador o que Ele acha, Deus te chama de volta  a essência simples do Jardim do Éden, pois era em Adão que Deus habitava, Deus não se esqueceu do seu  plano original para nós.

 Por isso que Jesus foi considerado o segundo Adão. Jesus não fazia os cultos como a primeira aliança pois Ele veio restaurar todas as coisas, restaurar implica em voltar a originalidade ou seja estabelecer um relacionamento entre o homem e Deus.. Aleluia!   

Deus te abençoe

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 21/06/2010 em Estudos

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: